Ações de Pós-venda Em Moda Para Fidelizar Clientes

Criar ações de pós-venda é um diferencial no varejo, principalmente de moda. Isso acontece porque são elas que determinam seu objetivo como empresa, se é apenas vender mais ou oferecer produtos que satisfaçam seus clientes, e eles percebem isso.

O marketing trabalha com a premissa de vender sonhos e necessidades, não apenas produtos e serviços, então isso deve ser mostrado aos seus consumidores, para que se tornem clientes efetivamente. É aí que entra o pós-venda.

Ações de pós-venda infalíveis para o varejo de moda

Pode-se dizer que ações de pós-venda proporcionam muitas vantagens ao seu varejo de moda, como retenção de clientes, indicação, marketing espontâneo, up sell e, consequentemente, economia. Isso porque que o custo de retenção de clientes é muito menor do que o de aquisição.

Não à toa, um estudo realizado pelo E-commerce Brasil mostrou que a fidelização de clientes é responsável por até 85% do lucro da empresa! Quer saber como? Confira estas dicas de ações para aplicar no seu pós-venda agora!

E-mail marketing

O tradicional e-mail marketing é um tipo de pós-venda ativo, que vem se aperfeiçoando a cada dia. Quanto menos comercial ele for e mais personalizado, maior a chance de sucesso e a taxa de conversão. Use ferramentas que automatizam este processo, para que você envie e-mails mais próximos do cliente, como:

  • trate-o pelo primeiro nome;
  • comente do produto comprado;
  • pergunte como ele se sentiu com a compra;
  • demonstre interesse real com a opinião dele;
  • coloque um Call To Action no final para gerar conversão de forma não invasiva.

Atente-se ao excesso de imagens e frequência de envio. Além de aumentar o risco de SPAM, pode gerar o efeito contrário e incomodar seu cliente.

>Redes sociais

Pensando em ações de pós-venda receptivas, que são aquelas que colocam a empresa à disposição do cliente, as redes sociais são grandes aliadas. Por meio delas, é possível atender às necessidades, sanar dúvidas e até facilitar o caminho de uma suposta recompra.

Além disso, você pode aproveitar esse meio para se aproximar ainda mais dos seus clientes, entender como eles se comportam e fazê-los se sentirem especiais.

Por exemplo, imagine que uma pessoa comprou sua roupa e postou uma foto no Instagram, marcando sua empresa. Você interagir com publicações desse tipo, repostar e comentar, mostra que se importa e incentiva o marketing espontâneo para que façam mais postagens referenciando sua marca.

Crie ações para que essas pessoas recebam descontos especiais, via DM, WhatsApp ou Messenger. É um contato menos frio em relação ao e-mail, que reforça e retém seus clientes.Gostou das dicas? Tem muito mais aqui no blog da Use Fashion, confira!