Como Otimizar o Tempo Para Produzir Sua Nova Coleção

O mundo da moda é agitado e efêmero, tudo acontece e se transforma o tempo todo. Por isso, é preciso controle e organização para acompanhar esse ritmo, ou seja, é importante entender como otimizar o tempo, principalmente quando o assunto é criação de coleção.

Como otimizar o tempo para criar uma coleção de moda?

Prazos são importantíssimos na elaboração de uma coleção de moda, pois ela é composta de etapas interligadas. Se uma fica atrasada, isso interfere diretamente na elaboração das outras, o que pode virar uma bola de neve! Pensando nisso, separamos algumas dicas de  como otimizar o tempo ao produzir uma coleção. Confira!

Elabore um mapa de coleção de moda

Não tem como falar em otimização de tempo, sem citar organização. Para isso existe o mapa de coleção de moda, um método que organiza cronologicamente todas as etapas necessárias para criar uma coleção, sendo composto por:

  • cronograma;
  • pré-planejamento;
  • características da coleção;
  • estrutura da coleção;
  • execução.

Com isso, fica muito mais fácil ter uma visão geral de todas as etapas e do tempo que você tem disponível para produção. O ideal é que você comece de trás para frente, de quando a coleção precisa ser entregue e quanto tempo tem até lá. A partir daí, vá fazendo esse processo inverso.

Por exemplo, se a coleção precisa ser entregue dia X, ela precisa estar pronta dia Y, para isso, a estrutura precisa ser feita até dia Z e assim por diante, até o início do projeto. Assim, você consegue criar um cronograma mais assertivo, sem problemas de atraso.

Ah, e sempre tenha uma margem de folga para possíveis atrasos, já que algumas etapas dependem de esforços externos, como fornecedores, por exemplo.

Aprenda a delegar tarefas

Se você quer descobrir como otimizar o tempo da criação da sua coleção, é preciso entender a importância de saber delegar tarefas. Mais do que separar os responsáveis por cada etapa, é preciso entender se a mão de obra que você dispõe é suficiente e como aproveitá-la ao máximo para agilizar o processo.

Perceba as habilidades de cada um e de que maneira elas podem contribuir para otimizar o tempo de criação da sua coleção. Delegue as tarefas com clareza e processos bem estabelecidos, para que tudo seja feito com uma margem mínima de erro.

Use ferramentas para agilizar a pesquisa

A etapa de pesquisa é fundamental para embasar todo o resto da coleção, mas pode demandar muito tempo por se tratar de uma imersão no universo da moda como um todo, aqui e fora do Brasil.

Por isso, usar uma ferramenta específica de pesquisa de tendências é uma alternativa muito boa para quem pretende economizar tempo pesquisando, sem perder a qualidade que é tão importante para uma coleção de sucesso.

Agora que você já aprendeu como otimizar o tempo ao criar sua coleção, confira outras dicas como essas aqui no blog da Use Fashion!