Conheça os Estágios do Processo Criativo

Exercer atividades que requerem capacidade criativa pode ser desafiador para alguns. É comum passarmos por momentos em que há um verdadeiro apagão de ideias, mas não se preocupe. Existem algumas maneiras diferentes de exercitar a sua mente e passar por cima de situações como essa. Conhecer os estágios do processo criativo é uma delas. 

Desvendamos as quatro etapas pelas quais você deve passar. Não é um método, e sim um processo, e pode te ajudar bastante a inovar em sua área. Veja:

1. Preparação

Esse é o primeiro e um dos mais importantes estágios do processo criativo. É aqui que você vai usar todo o seu repertório, sair em busca de referências, fazer pesquisas e acumular o máximo de conhecimento possível sobre o tema em questão. 

Neste ponto você define o que vai fazer e começa a buscar por soluções para isso. 

2. Incubação

O segundo passo é o momento em que as ideias começam a se conectar em seu cérebro, é a hora da incubação. Neste ponto, é preciso se distanciar um pouco de seu problema e ter bastante paciência.

3. Iluminação

Lembra daquela cena clássica nos desenhos animados em que uma ideia nova é ilustrada por uma lâmpada brilhante? É exatamente disso que se trata o terceiro dos estágios do processo criativo. 

Depois de fazer toda a investigação, ampliar ao máximo o seu repertório e refletir bastante, surge um insight, ou seja, uma solução diferente para o problema que você está tentando resolver. 

4. Verificação

O último passo é, basicamente, a verificação de tudo. Ou seja, é aqui que você confirma que sua ideia é original e viável.. Também é nessa etapa que você testa se o conjunto da obra funciona de verdade na prática.  

Pronta para aplicar os estágios do processo criativo?

Gostou de aprender um pouco mais sobre o processo criativo? Saiba que essas etapas podem te ajudar nos mais diversos aspectos da vida, e não apenas na hora de criar uma nova coleção ou inovar em alguma peça específica. Para mais conteúdos como esse continue acompanhando o blog da Use Fashion!