5 Exemplos Inspiradores de Liderança Feminina na Moda

As reflexões em busca de um mercado de trabalho mais igualitário tomaram força nos últimos anos. Apesar de andarmos a passos largos na busca pelos direitos iguais, o mundo dos negócios ainda enxerga a figura masculina como dominante. Felizmente, no universo fashion é diferente. Selecionamos alguns exemplos de liderança feminina para te inspirar!

1. Stella McCartney

Londrina, Stella McCartney é a segunda filha do ex-Beatle Paul McCartney. Aos 13 anos de idade, costurou sua primeira jaqueta e, a partir daí decidiu se dedicar ao mundo da moda. A estilista é um exemplo incrível de liderança no mundo da moda porque, desde o início, prega que nenhum animal deve ceder a vida pela moda.

A vegetariana não usa nenhum tipo de couro, pele ou penas em suas criações. Responsabilidade, honestidade e modernidade são palavras de ordem para sua marca, que serve de inspiração para milhares de pessoas que estão começando no mundo da moda.

2. Miuccia Prada

Quando jovem, Miuccia Prada não queria fazer parte dos negócios de sua família. Estudou até se tornar pHd em Ciências Políticas, mas também é produtora de filmes, estudante de teatro e de arquitetura.

Miu Miu, como é conhecida desde a infância, inovou e reinventou a Prada.  Ela é um excelente exemplo de pessoas que enxergam o futuro do universo fashion, retratando com viés político uma nova forma de pensar a moda.

3. Costanza Pascolato

Apesar de não ter nascido no Brasil, Costanza Pascolato é um verdadeiro ícone da moda no país, além de ser respeitada em todo o mundo. Mesmo com quase 80 anos, Costanza se mantém atual e é empresária e consultora de moda.

Uma citação de seu livro “O Essencial” resume muito bem o seu pensamento acerca do universo fashion: “Respeite sua essência, seja você mesma, é o jeito mais inteligente de construir seu estilo, sua maneira de viver e de se vestir. E você vai ver: estilo é fundamental para a autoestima”.

4. Rihanna

A primeira mulher negra a ter uma marca na LVMH e, ainda por cima, a primeira que o grupo lança desde 1997 não poderia ficar de fora dessa lista. Rihanna conquistou o mundo com sua música, seus produtos de maquiagem e, agora, com suas peças de roupa.

Ela está revolucionando a moda, à frente de um movimento que busca empoderar cada vez mais mulheres. Com apenas 31 anos, a empresária e artista dá um olhar fresh para o mercado com uma visão pouco tradicional da moda de luxo.

5. Sônia Hess de Souza

Vinda de uma das maiores empresas de moda brasileiras, a Dudalina, Sônia Hess de Souza é a sexta filha de uma família de 16 irmãos. Começou nos negócios da família, cursou Administração e foi responsável por levar um empreendimento familiar do mercado local ao topo da lista das marcas mais valiosas do país. 

Hoje, faz parte do grupo Mulheres do Brasil, é mentora do programa Winning Women Brasil, do Lide Mulher e de inúmeras outras instituições que auxiliam a dar voz para mulheres em nosso país.

Gostou de conhecer mais sobre liderança feminina?

Nada como conhecer alguns incríveis exemplos de liderança feminina na moda para ter a certeza de que o mercado está pronto para receber mais profissionais incríveis como essas. Para continuar lendo sobre o tema, basta acompanhar o blog da Use Fashion!