7 Passos Para Fazer Uma Pesquisa de Comportamento do Consumidor de Moda

Para produzir uma coleção ou pensar em um novo produto de maneira eficiente, é essencial apostar em uma pesquisa de comportamento do consumidor da moda. Isso porque é esse tipo de ferramenta que permite conhecer o perfil dos clientes e compreender seus desejos, necessidades, hábitos e preferências. 

Existem diferentes modelos de pesquisas como essa, e hoje nós vamos te ajudar a entender melhor quais são e como aplicá-los em suas criações. Confira abaixo e descubra o que preparamos para você!  

O que é uma pesquisa de comportamento? 

Uma pesquisa de comportamento do consumidor de moda deve ser o ponto de partida para o processo de desenvolvimento de suas criações

Em suma, é uma ação de concepção, coleta, diagnóstico e edição de dados relevantes relacionados a um assunto específico. 

Vale lembrar que essa forma de pesquisa pode ser utilizada em qualquer tipo de mercado, e não apenas no universo da moda. Ela pode ser tanto qualitativa quanto quantitativa, ou mesmo mesclar ambas de maneira personalizada. 

Para conseguir alcançar os seus objetivos com a pesquisa, é possível contratar uma agência especializada no assunto ou produzi-la sozinha. Para te ajudar com isso, desenvolvemos um passo a passo. 

Fazendo a pesquisa de comportamento do consumidor de moda 

Para elaborar uma boa pesquisa de comportamento do consumidor de moda, é essencial ter em mente que será necessário muito planejamento. 

Existem alguns passos que devem ser seguidos para que você tenha sucesso. Confira:

  1. definição do seu objetivo — esse é um dos pontos mais importantes do seu planejamento, pois toda a pesquisa vai girar em torno disso. Você quer fazer um levantamento das preferências de seu público-alvo, certo?;
  2. escolha da amostragem — será preciso entrevistar clientes. Portanto, defina as características do público-alvo e busque encontrar uma boa quantidade de pessoas para garantir a representatividade;
  3. definição da metodologia — defina se as questões serão qualitativas, quantitativas ou mistas;
  4. elaboração do questionário — é aqui que você decide o que será perguntado para os entrevistados;
  5. teste do formulário — antes da aplicação, é necessário testar o formulário com colaboradores e colegas. Dessa forma, você tem a certeza de que está inteligível;
  6. definição do local de aplicação — caso haja a possibilidade de fazer a aplicação da pesquisa em um local físico, sempre dê preferência. Caso contrário, existem diversas opções de sites disponíveis na internet para te dar apoio;
  7. interpretação dos resultados — é aqui que você reúne todas as informações que conseguiu. Tabule os dados e busque compreender as preferências, hábitos e preferências do público. 

Vale lembrar que, além das pesquisas de comportamento, também existem outras maneiras de ter acesso às informações mais valiosas para te ajudar na sua produção de moda, maneiras mais simples de entender comportamentos. Um bom exemplo disso é o método desk. 

Ele é uma forma de levantamento de dados já disponíveis para consulta. Você pode fazer isso consultando ou coletando informações que já existem de fontes diversas. O processo também é conhecido como pesquisa de dados secundários. 

Gostou desse passo a passo para realizar uma pesquisa de comportamento do consumidor de moda? Lembre-se de que no blog da Use Fashion sempre postamos novos conteúdos para que você possa aprender cada dia mais sobre o mercado.