Como Aplicar o Visual Merchandising de Moda na Sua Loja

A experiência do consumidor é um dos aspectos mais importantes para o sucesso da sua loja. Para ajudar os empreendedores a alcançarem o máximo de seus potenciais, foi desenvolvida a técnica de visual merchandising.

Ela é uma ferramenta característica do marketing de uma empresa. Por isso no artigo de hoje, Definimos melhor o conceito e te ajudamos a colocá-lo em prática na sua loja de moda. 

O que é visual merchandising?

Chamamos de Visual Merchandising toda e qualquer forma de distribuir os produtos a serem vendidos da melhor maneira dentro do ponto de venda.  Basicamente, diz respeito à primeira imagem que o consumidor tem quando enxerga o produto e, consequentemente, à impressão que ele cria do objeto e da marca. 

Por conta disso, as técnicas de visual merchandising são muito abrangentes. Elas envolvem as cores utilizadas em cada espaço, a disponibilização dos itens e até mesmo a maneira com que as peças de roupa são dobradas. 

Em um primeiro momento, a técnica pode parecer um pouco subjetiva. Porém, quando vemos como funciona a aplicação na prática, o processo se torna mais fácil de ser visualizado. Veja abaixo:

Como aplicar em sua loja?

Agora que você já entende o conceito dessa estratégia, com certeza será muito mais fácil aplicá-la. Reunimos alguns direcionamentos que podem te ajudar com isso.

A primeira coisa que você deve ter em mente é que aquela expressão “a primeira impressão é a que fica” vale — e muito — quando o assunto são lojas de varejo de moda. Portanto, a fachada e a vitrine devem ser cuidadosamente planejadas. 

Isso também se aplica para o layout do local, os móveis e equipamentos utilizados, a iluminação e até mesmo o acabamento e o décor. 

Veja algumas dicas práticas:

  • fachada — escolha letreiros proporcionais à identidade e ao posicionamento da loja, bem com de tamanho adequado ao espaço disponível;
  • vitrine — o ponto de mais destaque é o centro. Coloque aqui os produtos de maior saída. Dê preferência para as vitrines sem fundo e troque os looks uma vez por semana;
  • acesso — tome cuidado para manter o espaço livre de obstáculos e garanta que a calçada na frente esteja em bom estado de conservação;
  • layout — a distribuição dos móveis deve incentivar o cliente a circular pela loja. Evite pontos cegos;
  • agrupamento de produtos — escolha se vai agrupar por cor, por estampa semelhante, por modelo ou coleção. Lembre de fazer o mix de produtos, colocando um colar, por exemplo, ao lado de uma blusa que combina.

Gostou das nossas dicas de visual merchandising? Lembre-se de que aqui na Use Fashion você pode ter acesso às melhores ideias para o seu varejo de moda! Confira as novidades no blog