Como Fazer Uma Boa Gestão de Estoque de Roupas

Saber como fazer uma boa gestão de estoque é essencial para quem trabalha com roupas. Com ela, você evita o acúmulo ou a falta de produtos e, o melhor de tudo: mantém um controle financeiro maior. 

Selecionamos algumas dicas de ouro para te ajudar a entender o processo da melhor maneira possível. Confira abaixo e descubra!

As atividades que envolvem o controle de estoque

O principal objetivo de quem faz o controle do estoque deve ser Informar o valor e a quantidade disponível de um determinado item. Para isso, é preciso desenvolver uma ficha que reúna todas as informações sobre um determinado produto. Ela deve conter:

  • quantidade disponível;
  • custo unitário do produto;
  • custo total.

É essencial manter essas fichas organizadas e atualizadas diariamente. O processo de gestão, resumidamente, envolve:

  • registro e classificação dos itens nas fichas de controle do estoque;
  • fiscalização e controle para saber se os números das fichas batem com o estoque físico da loja, além da realização do controle tributário;
  • análise estratégica de indicadores para otimizar a operação (previsão de demanda, análise da curva ABC, entre outros).

Dicas para gerir o estoque

Para saber como fazer uma boa gestão de estoque é preciso entender mais do que as ferramentas e processos necessários para controlar a entrada e saída de produtos. Veja quais pontos você tem que considerar:

  • previsão de demanda — considera o histórico de vendas para fazer uma estimativa de quais produtos e em que quantidade serão vendidos, sempre considerando períodos de sazonalidade;
  • curva ABC — identifica quanto cada produto vendido representa no total do faturamento. Ajuda a entender quais itens têm maior potencial;
  • giro de estoque — pontua o tempo que um item permanece dentro do estoque, desde o momento em que foi recebido até a hora da venda — o que é ideal para entender qual o momento certo para repô-los.

Já sabe como fazer uma boa gestão de estoque?

Se você quer evitar prejuízos e otimizar seus ganhos, aprender como fazer uma boa gestão de estoque é simplesmente primordial. Seguindo as dicas que te passamos, com certeza será mais fácil alcançar os seus objetivos em seu negócio de moda. 

Se quer aprender ainda mais sobre o assunto, confira nosso e-book sobre como acabar com o seu estoque parado!

Para continuar de olho nas novidades, basta acompanhar o blog da Use Fashion!