4 Maneiras de Facilitar a Pesquisa de Tendências

Quem atua no segmento sabe como o assunto é complexo e, por isso, boas dicas para facilitar a pesquisa de tendências serão de grande ajuda para otimizar o trabalho realizado no dia a dia. 

Esse tipo de pesquisa é utilizado para determinar padrões em uma série de dados que podem, futuramente, se tornar novos produtos ou serviços. Para ter sucesso nesse segmento, ser minucioso é essencial, mas conhecer e seguir processos específicos também pode ajudar bastante.

Por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar, veja:

1. Reservar um tempo para pesquisa

Se você quer facilitar a pesquisa de tendências, a primeira coisa que deve fazer é reservar um tempo específico para a realização dela. Para isso, separe uma hora no final de seu dia exclusivamente para este fim.

Dessa forma, você não deixa o conteúdo acumular, não perde nenhuma novidade e organiza as ideias em sua mente para que possam ser utilizadas futuramente. 

2. Entender quem é a persona

É impossível desenvolver um novo produto se você não sabe para quem ele será direcionado. Portanto, se você quer criar algo incrível, saiba quem é a pessoa que vai desejar seu novo item. 

Uma persona nada mais é do que uma representação fictícia do cliente perfeito para o seu negócio com base no comportamento, dados demográficos, desafios, preocupações, histórias, hábitos e mais. 

Você pode, é claro, ter mais de uma persona. Porém, na hora de pesquisar, busque focar em apenas uma delas de cada vez. Isso otimizará a sua pesquisa de tendências. 

3. Definir o foco dos estudos

Depois de separar um tempo especial para buscar por novidades e entender para quem está buscando, a próxima dica para facilitar a pesquisa é definir qual é o seu foco. 

Você está em busca de entender melhor sobre matérias-primas, cores, produtos ou silhuetas? Sabendo o que procurar, você pode ir direto ao ponto e não perde tempo passando por algo que não faz sentido para seu objetivo. 

No início do mês, faça uma lista de tudo o que precisa ser encontrado para que possa ajudar em sua próxima coleção. A cada momento de pesquisa, busque preencher uma dessas lacunas para um público específico. 

4. Separar para que faça sentido

Se você chegou até aqui, já sabe muito bem como realizar as melhores pesquisas de tendências. Porém, o que fazer com todo o material que você reuniu? A melhor forma de aproveitar esse conteúdo é por meio da organização por pastas. 

Separe tudo de acordo com seus objetivos de pesquisa. Dessa forma, quando for buscar para realizar seus projetos, já saberá onde está aquilo que é necessário. 

Pense em uma hierarquia de pastas em uma lógica do macro ao micro, sempre pensando, também, em sua persona. Lembre-se de que, aqui, uma dica leva à outra. Portanto, se lá no início você não iniciou sua pesquisa adequadamente, sua organização, provavelmente também será prejudicada. 

Gostou das nossas dicas para facilitar a pesquisa de tendências?

A Use Fashion é uma plataforma de tendências de moda que ajuda pequenas empresas a crescerem seu negócio investindo com segurança nas novidades do setor. Aqui, nós otimizamos processos para que você possa criar coisas que se destaquem. 

Quer conhecer melhor a plataforma? Faça um teste gratuito!