Psicologia das Cores — O Que Elas Dizem Sobre Seu Negócio

Construir uma marca de sucesso demanda atenção aos mínimos detalhes que, muitas vezes, são deixados de lado pelos empreendedores. Um dos elementos mais importantes — ainda mais se tratando de um negócio de moda — é o visual e, por isso, a  psicologia das cores pode te ajudar a alcançar melhores resultados neste aspecto!

Ao longo deste artigo você entenderá um pouco mais sobre o conceito em si, sua importância e, é claro, sobre a sua aplicação no marketing e no dia a dia do empreendimento. Confira o que preparamos abaixo!

O que é psicologia das cores e qual sua importância?

A psicologia das cores é uma ciência que estuda o significado das cores e o impacto que elas têm r no cérebro humano. 

Os estudos mostram que escolher uma cor de acordo com os objetivos de seu negócio — pode te ajudar a chamar a atenção dos seus clientes, a fidelizá-los e até mesmo ser um fator de decisão na hora da compra. 

Apesar de inconsciente para a mente humana, as cores estão diretamente ligadas com a maneira como nós enxergamos o mundo a nossa volta. Portanto, devemos dar a devida importância para o conceito e aplicá-lo aos negócios de moda. 

Veja como fazer isso abaixo!

Psicologia das cores aplicada ao marketing de sua empresa

Agora que você já entende o conceito e a sua importância está na hora de aprender como fazer aplicá-lo no seu negócio de moda. 

Cada cor é capaz de despertar uma reação e o mesmo vale para as  combinações entre elas. 

  • azul —  a cor está em ascensão e aparece em inúmeras marcas renomadas no mercado. Transmite calma, segurança e confiança, além de clareza e eficiência;
  • vermelho — transmite calor, confiança e desperta impulso e desejo. É excelente para trabalhar em cima de produtos que remetem status; 
  • amarelo — ajuda a estimular a concentração e o intelecto. É otimista, ativa a mente, sugere soluções e favorece a criatividade;
  • verde — representa equilíbrio, transmite frescor, vitalidade e juventude. É capaz de motivar um cliente a finalizar uma compra, por exemplo;
  • laranja — representa mudança e expansão. É uma cor convidativa, imperativa e pode passar a sensação de que os produtos estão mais baratos. 

Como exemplo prático, temos o logo do McDonald’s. O vermelho é usado para despertar o impulso e a urgência, estimulando o cliente a comer e logo ir embora do local. O amarelo, otimista, cria uma atmosfera positiva no local.

Gostou de aprender um pouco mais sobre o conceito de psicologia das cores? Para ter acesso a mais conteúdos como esse, basta continuar acompanhando o blog da Use Fashion!